sábado, 23 de abril de 2011

Urgência em Recomeçar

Todos querem encontrar a formula para acabar com a dor sem compreender que o final exige a desconstrução do que um dia foi construído. Não é possível demolir aquela "casa" e limpar da noite para o dia o terreno onde um dia habitamos. A limpeza leva tempo, retirar entulhos, se desfazer de objetos, planar e estabilizar o terreno, tudo muito parecido com o que se faz dentro de cada um de nós quando precisamos lidar com uma ruptura. 

No mais, a pergunta que mais intriga é "o que fazer para esquecer?". Levanto uma outra pergunta , será possível esquecer uma parte de nós mesmos? Sim, porque quando queremos esquecer alguém que se foi é em último caso uma parte de nós mesmos com a qual não queremos mais contato. O grande conflito se instala quando percebemos o quanto é impossível que isso aconteça a curtíssimo prazo, como é impossível passar uma borracha na nossa história e no que a compôs, ainda que seja apenas um fragmento de um todo. 

Esquecer não é o objetivo final, até porque quando o temos como meta a complicação pode ser ainda maior. É muito mais importante que se lide com todo o processo da dor, com as etapas naturais da dor da separação. Apressar esse processo na maioria das vezes traz consequências ainda piores. A pessoa até acredita que superou e está bem, mas o que normalmente acontece é uma enorme recaída num momento posterior. É necessário refazer a parte da estrutura que ficou frágil e não apenas retocar. 

Duas frases "Não aguento mais sofrer" e "Quero logo superar essa dor". Exemplos claros do sentimento geral. Parar de sofrer e superar a dor são coisas absolutamente possíveis, porém não imediatas.A urgência não está em se sentir logo recuperado, a urgência está em conseguir perceber que humanos precisam do seu próprio tempo, precisam sentir a dor para encontrar meios de superá-la verdadeiramente, precisam compartilhar o que sentem, precisam enfim compreender que não são fracos porque sofrem, mas que ao conseguir lidar e elaborar a dor podem sim se tornar mais fortes. 


4 comentários:

  1. Sim... a gente tem urgência de se livrar daquela dor, mas isso é absolutamente impossível. Só o tempo mesmo ajeita isso. Fazendo uma analogia estranha, é como um defunto que a gente enterra e tem todo o processo de decomposição até que aquele ciclo seja fechado.

    Tempo é o fator essencial nesses casos...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Concordo com cada palavra tua!
    Não se esquece uma parte de nós, reconstroi-se e isso leva um certo tempo para se reequilibrar.

    Gostei tanto que roubar as tuas palavras! Espero que não te importes :)

    Beijos de boa Páscoa

    ResponderExcluir
  3. Realmente Superar uma dor de verdade, não é facil e não existe nenhuma receita pronta para que isso aconteça rapidamente, só com o tempo e com a convivência com a própria dor nos faz Superar.
    Bjs Feliz Páscoa e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. minha linda, vc mais do que ninguém sabe das minha dores e não são poucas.... mais deus e tão fiel comigo que permitiu que vc estivesse do meu lado nesse momento! nao tenho palavras pra descrever o que vc representa na minha vida!!!! amo vc hoje e sempre....e se eu ainda não disse muito mais muito obrigado...

    ResponderExcluir